segunda-feira, outubro 08, 2007

Intenção: Boa, Ação: Rídicula, Resultado: Brasil na Mesma

Faz tempo que gostaria de falar sobre o Movimento Cansei, que elitista ou não, patrocinado pela Philips ou não, popular ou não...

FEZ TUDO ERRADO.

Para começar: se deixar presidir por um representante ímpar da elite brasileira bate de frente com o movimento populista de Lula. Ou seja, por mais que a intenção seja boa, ela já nasce massacrada por aqueles que temem ser manipulados pelas mídias de massa. A Internet trabalha pelos dois lados da história.

Sem comentar das garotas propagandas: Hebe Camargo: fã nº1 de Maluf, e Regina Duarte: a "Eu tenho medo" do PT e Lula - durante a campanha de 2002.

E como a Internet, o poder comunicacional que se concentrava com a elite, se populariza cada vez mais. O que dá poder também a aqueles que se beneficiam com o governo Lula ou presenciaram mudanças importantes na vida de Brasileiros - a Internet está democratizando o acesso a informação, deixando para cada a escolha de onde se informar e que conclusões tomar. É esperar por uma ainda melhor Inclusão Digital.

É a ajuda/esmola governamental, a base de muitos apoiadores do presidente, que mesmo não sendo o ideal para se resolver as coisas neste país, com certeza já é o começo; e há de ser válida se o governo não se tornar para sempre o chefe de família destes brasileiros.

Aqui segue o vídeo produzido pelo Cansei(60"):


Bem produzido, com uma montagem e edição bem ao estilo já visto em campanhas internacionais ao redor do mundo (imitação EUA). Mas isso já está inserido na Cultura Brasileira... Salve a Globo e as cópias do Sr. Silvio Santos...

Mas o problema está na ação proposta: ao final do vídeo pede-se um minuto de silêncio.

OK... 1 min. E??? Qual o resultado prático disso tudo? Famílias foram alimentadas? A elite se comoveu e resolveu manter e gerenciar creches, ou ao menos distribuir cestas básicas? O patrão resolveu dividir parte dos lucros com os funcionários? Claro que NÃO.

Os problemas continuam.

O Brasil não precisa de minutos de silêncio, nem de passeatas, nem de "Foras Lula", nem de rezas iluminadas por velas de 7 dias...

O Brasil precisa se EDUCAR.

Para aí respeitar, para aí ser honesto, para aí preservar, para aí saber seus direitos e deveres, para aí querer bem ao próximo, para aí ter noções de saúde, para aí discernir o certo, para aí sim merecer um país melhor.

Por si só... O Brasil não faz milagre.

Um comentário:

Andrea disse...

Concorde em "gênero, número e grau"! Também cansei de tudo aquilo! Mas o que eu posso fazer para mudar? Com certeza não é um minuto de silêncio! Posso tentar passar meus estudos, experiências ao meu redor e ajudar na educação, que não está só nas escolas.