quinta-feira, outubro 05, 2006

Qual caminho seguir?

Com a definicao da disputa presidencial para 2º turno, so' o PT nao se animou, pois esperava levar essa no dia 1º de outubro passado.

Em uma analise geral do conjunto, nao foi apenas a oposicao de Lula que ficou satisfeita. O eleitorado em geral gostou. E gostou porque agora tera' a oportunidade de ver ideias sendo discutidas, sendo rebatidas e criticadas.

Agora sim, veremos o nosso presidente que evitou a populacao justificando-se por "falta de informacao" sobre o que se passava em seu ambiente de trabalho; Lula agora estara' exposto frente-a-frente com seu oponente.

Mas enquanto o proximo domingo nao chega, dia em que teremos o primeiro debate de TV deste segundo turno, na Band, o povo ja' esta debatendo. Seja por correio eletronico, seja no bar, no refeitorio, durante o churrasco, na praia, no trabalho... cada lado expoe suas ideias.

Mas o que tais lados andam sendo discutidos por ai?

Baseados em uma estrutura simples de disputa, seja de guerra ou de campanha eleitoral. Cada um ressalta seus pontos fortes enquanto buscam desfocar a atencao de suas fraquezas.

Alckmistas ressaltam que o Brasil poderia estar fazendo muito melhor do que agora, e que Alckmin e' a pessoa certa para o cargo.

Lulistas ressaltam o declinio dos indices de pobreza e o aumento do empregos.

Alckmistas nao cansam de acusar e exigir explicacoes de Lula a respeito de Mensalao, Sangue-sugas e compra de dossie.

Lulistas por sua vez, querem e' saber porque a imprensa nao enfoca no conteudo do tal dossie, ao inves de apenas investigar quem tentou compra-lo. E dizem que escandalos estao a muito tempo sendo conduzidos no congresso, e so' agora com o governo Lula, instituicoes como o Ministerio Publico e PF tiveram autonomia e liberdade suficiente para investigarem todos os ocoridos. Pois Lula nao estaria encobertando qualquer tipo de desvio de conduta, como o governo de FHC fazia, segundo eles.

Alckmistas criticam o bolsa familia renomeando-o de bolsa esmola.

Lulistas dizem que bolsa familia e' investimento. E que gracas o bolsa familia pessoas podem se alimentar. E que sem comida, eles nao teriam forcas nem pra estudar. E que mesmo as vezes, sendo de classe-media, votam nele porque ele sim se preocupa com o povo.

Entao eu lhe pergunto: Qual caminho seguir?

Aquele que acredita na inocencia de Lula + o seu "highlight" na contrubuicao aos brasileiros mais necessitados. Ou daquele que se diz etico e quer dar um basta em um governo que tem sido investigado em tantos escandalos.

Seja qual for o seu lado e seja quem for o proximo presidente, o 2º turno sera de extrema importancia para que o eleitorado tire suas duvidas e vote mais conciente, com base em suas proprias conclusoes.

Bruno Hoff

2 comentários:

Unknown disse...

Que Deus nos ajude a escolher o melhor!!!
Eu quero ver crescimento e qiuero ver emprego!!!
E acima de tudo, EDUCAÇÃO!!!
Aguardo o próximo ano para ver as promessas acontecerem...

Como fechar um bom negocio disse...

Acho que não precisamos esperar o próximo ano. O Governo atual fez muitas ações, o país cresceu, gerou emprego, mas a educação realmente ficou a desejar.

Devemos crescer mais e olhar mais para a educação. Parafraseando nosso utópico Cristovam, educação é tudo.