segunda-feira, outubro 16, 2006

Com ou sem emoção?

Estamos a menos de duas semanas do dia 29 de outubro.

E o que vemos são jornalistas acompanhando passo-a-passo os passos dos presidenciaveis. Como exemplo, temos "o dia dos candidatos" no JN mostrando imagens de carreatas, abraços, apertos de mãos, e sua respectivas mobilizações em busca do eleitorado; alem da cobertura das trocas de acusações diarias.

Mas vale ressaltar tambem que temos outro tipo de jornalismo nestas eleições, aquele investigativo, onde revistas e blogueiros, por exemplo, buscam desvendar cada acontecimento desta eleição. Como o caso do envolvimento do Delegado Edmilson Bruno, e a liberação das fotos.

Se estas fotos foram realmente liberadas para prejudicar o candidato Lula, que e' o que tudo indica; a operação, do ponto de vista tatico de campanha, teria sido muito bem sucedida, pois aconteceu com o "timing" perfeito para atingir substancialmente o eleitorado no 1º turno. Alem do que, a liberação das fotos seria considerada uma infração "fichinha" caso fosse comprovada a participação de Lula em algum de seus escandalos.

A 13 dias do dia de votação, nao ha' debate, programa eleitoral ou alianças que reverta os 10 pontos de vantagem das intenções de votos do Lula. Que com a sua alta taxa de aprovação no governo, e' um candidato que não perdera' seus votos ja' conquistados facilmente.

Ou seja, se as coisas continuarem como estão, Lula esta' eleito.

Mas se voce for daqueles que prefere tudo "com emoção", torça para que novidades "quentes" surjam. O que não seria nada bonito do ponto de vista etico. Mas se fosse comprovada a participação do Presidente da Republica com o levantamento do dinheiro para o pagamento do dossie, por exemplo, Lula ficaria no chão.

Culpado, Lula veria como em um efeito domino sua reputação se desfragmentando, e veria todos os seus "eu nao sabias" transformados em balela, desacreditados. E ai sim teriamos uma eleição incerta!

Esperemos ate a ultima semana, entre os cinco dias que antecederão as votações, mais precisamente entre os dias 24 e 27. Que são as datas ideias para que uma oscilação representativa nos votos seja criada; caso as acusações ou comprovações sejam claras e fundadas.

Dando tempo suficiente para que a informação seja absorvida por todos, mas não dando a Lula, tempo para tentar maquilar a sujeira.

Bruno Hoff

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a sua análise, Bruno!

Frank disse...

Bruno existe um risco que e muito que ate agora ninguém menciono que chama se” credibilidade das instituições”, se o delegado fez isso para tirar votos do lula, esta fazendo um mal muito grande para a democracia no pais , esta derrubando a credibilidade de uma instituição ... que acontece se o FBI vira cabo eleitoral de alguém em USA ?