segunda-feira, outubro 02, 2006

E comeca o 2º turno!

Nesse dia historico, comeca este blog.

O dia que comecou com o resultado de que havera sim disputa de segundo turno entre Lula e Alckmin.

Uma eleicao que nos trouxe algumas surpresas, felicidades e desapontamentos.

Surpresas essas, que dao todo o merito aos nossos institutos de pesquisas. Que nao esperavam uma diferenca tao pequena entre Lula e Alckmin, 48,61 e 41,64 respectivamente, apenas 6,97%;

Uma diferenca de menos de 7 milhoes de votos. Pouco em relacao aos quase 96 milhoes.

Pouco, porem importantissimos. Para o Alckmin levar essa, ele tera de trazer o povo pra votar, ja que tivemos 21 milhoes de pessoas que nao compareceram as urnas; mais 9 milhoes que votaram branco ou nulo. Isso ainda nao possa ser suficiente. Alckmin tera de tirar votos do Lula. Nao se sabe o numero de "swing voters" que acabaram votando em Lula mas poderiam se juntar ao Alckmin. Neste momento, cada voto vale ouro.

Surpresas tambem, como a do governo da Bahia. Onde o candidato do PT Jaques Wagner, segundo as pesquisas "estava lutando por um segundo turno", ultrapassou o candidato de ACM a reeleicao e virou o jogo. Fenomeno este, atribuido a grande votacao de Lula na Bahia (mais de 66% dos votos).

Sem contar a lambanca no RS. Onde o atual governador Rigotto, ficou de fora da disputa de segundo turno entre Yeda e Dutra devido uma manobra do eleitorado. Pensando que Rigotto estava "garantido" no turno final. Votaram em Yeda numa tentativa de limar Dutra da decisao.
O tiro saiu pela culatra. Rigotto, que se via com um dos futuros candidatos a presidencia no futuro. Tera de comprar os classificados de emprego proximo domingo.

Ja as felicidades se perdem frente aos desapontamentos:

Severino Cavalcanti - fora!

Maluf - dentro?
Clodovil - dentro?
Fank Aguiar, Eneas e COLLOR - dentro???

Collor este, que por pecas que so o destino sabe pregar. Sentara na cadeira de Heloise Helena que esta deixando o senado. E que agora neste segundo turno ja revelou seu apoio ao seu rival do passado Lula.

Adiamos por 4 semanas a decisao das eleicoes presidenciais.

Agora sim!

Agora a adrenalina vai correr na veia de quem se interessa por politica.

Lula e conhecido por ser um otimo debatedor. Porem agora me parece fora de forma e desta vez nao vai estar la para acusar. E sim para defender seu governo.

Emocoes estao por vir!

Bruno Hoff

2 comentários:

Andrea disse...

Parabéns pela iniciativa do blog!!!
Muito bom o primeiro artigo.
A sua análise do cenário nacional está de acordo com a minha.
No Distrito Federal, vejo renovação. Não teremos mais Vigão ou Eurides Brito. Mas teremos Pedro Passos e Benício Tavares (ou Benício "Tarado"). Temos metade da câmara legislativa renovada e aparentemente, com gente honesta.
Já na câmara federal, pelo DF, também há renovação. Não temos mais Maninha e Wasny, mas temos Filipelli e Fraga. Quanto aos demais, há novidades.
O resultado da Bahia e do Rio Grande do Sul somente refletem o desejo de mudança do povo brasileiro. E espero sinceramente que esse desejo de mudança esteja refletido no segundo turno, e que seja o Lula a procurar emprego no jornal do dia 05 de novembro, primeiro domingo após as eleições.
CONSCIÊNCIA ELEITORAL!!!!

Anônimo disse...

Prezado Bruno,

Acabo de assistir à TV Senado e vi a senadora HH declarar, contundentemente, que o PSOL não apoiará nenhum dos dois, para o segundo turno. Ela ainda acrescentou: meus eleitores são livres, para fazer sua escolha. E enfatizou a palavra livres, com bastante veemência.
Eu votei nela, mas no segundo turno não votarei nelle.

Parabéns pelo blog, indicado por sua irmã, que já está nos meus favoritos, onde tenho uma pasta só de blogs políticos, que acesso todos os dias. Desejo-lhe sucesso!