Todo aquele fervor, excitação e ansiedade que sentiamos durante as eleições acabaram.
Mas nos E.U.A. esse sentimento anda em pleno vapor. Dia 7 de novembro teremos eleições por aqui.
Mas não, Bush não está concorrendo. O que está em jogo é o congresso americano. Estão em disputa as cadeiras da câmara dos deputados (435 cadeiras) e um terço do senado (33 cadeiras). Basicamente a mesma estrutura Brasileira deste ano.
A política Americana é basicamente formada por dois grandes partidos: Os Republicanos e os Democratas. E atualmente o partido de Bush, o Republicano, está sobre o controle do Senado e da Câmara.
A importância destas eleições está na possibilidade dos Democratas assumirem maioria na Câmara dos Deputados. O que equilibraria mais o poder entre os partidos.
O ponto onde quero chegar é como estão sendo carregadas essa eleições, e porque é tão importante a possibilidade dos Democratas (de Clinton) assumirem o poder da Câmara.
As eleições americana foram transformadas em um referendo. Um referendo sobre o Iraque.
Vote Republicano se você acredita que devem continuar no Iraque, mesmo que isso tem dado tantas baixas de adolescentes que são enviados pra guerra e causado um rombo nas contas federais. Mas tudo por um bem maior: o controle/fim do Terrorismo.
Ou, vote pelos Democratas, para que uma nova estratégia de defesa seja criada e que as tropas comecem a ser retiradas do Iraque antes que as coisas fiquem tão feias quanto foi a guerra do Vietnam.
Bush resume estas eleições afirmando que neste momento uma vitória dos Democratas quer dizer uma vitória do Terrorismo. Já que a maioria da Câmara dos Deputados pode votar medidas que forcem o fim da guerra.
Afirma também que este mês de outubro, o mais sangrento desde o início da guerra, tem sido de tal maneira porque os rebeldes estão tentando influenciar nas eleições americanas. Querem que as pessoas votem contra guerra, para que possam assumir o poder no Iraque, já que as tropas Iraquianas ainda não tem estrutura para para controlar a situação sem a ajuda americana.
As pesquisas indicam que a disputa sobre o controle da Câmara está muito apertada. Para assumir a liderança frente aos Republicanos os Democratas precisam eleger pelo menos 15 cadeiras a mais que as atuais.
Já o Senado não sofrerá grandes mudanças, algumas cadeiras a mais devem ser ganhas pelos Democratas, mas permanecerá sobre o controle dos Republicanos.
Mudanças na postura da Política Americana Internacional podem acontecer em 5 dias.
Bruno Hoff
quinta-feira, novembro 02, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parace o Brasil: PeTistas e PSDBistas...
Postar um comentário