quinta-feira, junho 28, 2007

A Possível Interferência do Prefeito Bloomberg

Como foi dito no vídeo postado aqui anteriormente, existem dois possíveis candidatos a entrar na disputa pela presidência dos EUA. O ator e senador republicano Fred Thompson, que segundo esta pesquisa realizada pela CNN, já aparece em segundo lugar nas intenções de voto, mesmo que não tenha ainda oficializado sua campanha.


Entre os Democratas, nenhuma grande novidade, Hillary Clinton continua na liderança, mostrando que está no caminho certo para levar Bill Clinton a morar na Casa Branca novamente.


Outro dado interessante é com relação ao confronto direto entre os dois líderes de cada partido, a pesquisa mostra um empate, já que margem de erro é de 3.5%.


Este dado revela a opinião dos eleitores com relação ao atual prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg. 37% favoráveis / 23% desfavoráveis / e o dado mais importante: 40% ainda não possuem uma opinião formada com relação a ele. Ou seja, ainda não o conhecem.


Se o Bloomberg, que um dia foi Democrata mas que então mudou para o partido Republicano para concorrer e se eleger prefeito mas que agora se desvinculou do partido e se declarou independe, entrar na corrida, este seria o resultado. Hoje já teria 17% dos votos.


Mas de quem Bloomberg está "roubando" votos? Pois se ele levar mais votos daqueles que votariam na Hillary por exemplo, já que ambos são liberais, mesmo que ela seja a favorita na reta final, quem pode acabar sendo eleito seria Giuliani.

Mas o cenário atual mostra que os votos de Bloomberg não viriam de apenas um dos candidatos, mas sim dos dois. O que deixaria a corrida ainda mais imprevisível.

Nenhum comentário: