sábado, março 31, 2007

Caso: Apple YouTube Vídeo - 1984 X 2007

Neste mês de março vimos pela primeira vez nesta campanha presidencial de 2008 nos EUA um vídeo do YouTube ganhar importância nacional e receber atenção da grande mídia.

Se trata de uma adaptação feita a partir do comercial de lançamento do Macintosh, computador da Apple, em 1984.

Primeiro confira o comercial da Apple de 1984:


A partir deste vídeo, uma pessoa até então anônima, editou o vídeo modificando o anunciante de Apple para Barack Obama. E sem modificar o tipo de mensagem e como ela é passada, substituiu os então usuários de Windows alienados para os apoiadores de Hillary para presidente de hoje. O nome dado ao vídeo foi "Vote Diferente".

De fato, muito bem montado.

Confira:


Depois de mais de 3 milhões de pessoas terem visto o vídeo no YouTube e toda a atenção recebida pela grande mídia (TV, rádio, jornal) finalmente se descobriu quem foi o criador da nova peça.

Se trata de Philip De Vellis. Ele trabalhava na Blue State Digital, que tem como um de seu clientes o comitê de campanha de Barack Obama, para quem desenvolveu o website da campanha e novos programas de computador. Ele foi demitido assim que assumiu a autoria da obra.

Na quinta-feira passada, eu e o produtor chefe de PoliticsTV.com conseguimos a primeira entrevista filmada com De Vellis.

Aqui a entrevista (inglês):


No dia seguinte o próprio YouTube também fez uma entrevista com De Vellis, a entrevista pode ser encontrada na página inicial do YouTube ou através do link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=HWH7hB57aSk

E tudo isso mostra que a importância da Internet durante campanhas políticas é cada vez maior, principalmente em países onde o o número de pessoas que tem acesso a ela é grande.

No Brasil, apesar do número de pessoas que acessam a Internet ser pequeno, vídeos carregados na Internet ainda sim poderão mudar rumos de histórias, principalmente se alcançarem atenção da grande mídia e se também forem reproduzidos em TV.

Nenhum comentário: