Após "Tiros em Columbine" e "Fahrenheit 9/11", um novo documentário foi lançado: "SiCKO" uma produção que expõe o sistema de saúde dos EUA.
Moore compara seu país com a França, Canadá, Inglaterra e inclusive com Cuba, países onde seguros de saúde simplesmente não existem, pois os cuidados médicos são gratuitos à todos os cidadãos.
A importância política de "SiCKO" é muito grande neste momento, já que está em discussão como o sistema de saúde pode ser melhorado. Depois da guerra do Iraque, este é o princial assunto sendo discutido no país. E é com certeza um divisor de águas entre Democratas e Republicanos.
Democratas são a favor de socializar todo o sistema, o que aumentaria impostos e acabariam com empresas que fazem seguro saúde. A idéia é defendida com o argumento de que ganhos econômicos não deveriam existir quando a saúde de seres humanos está em jogo.
Em SiCKO, Michael Moore mostra diversas situações onde seguros de saúde não cobriram seus associados na busca por otimizar seus lucros. O que resultou posteriormente no falecimento daqueles que acreditavam que estariam totalmente cobertos pela empresa e livres de custos adicionais.
Por outro lado, os Republicanos não são a favor da socialização do sistema, pois ainda acreditam na velha teoria de que só a competição entre empresas poderá otimizar e levar custos médicos a um nível mais baixo. Enquanto ao mesmo tempo tem suas campanhas financiadas por estas mesmas seguradoras que os Democratas buscam exterminar.
terça-feira, julho 10, 2007
Assinar:
Postagens (Atom)