terça-feira, junho 19, 2007

Nos Bastidores... / e Obama vs. Edwards

Dos dias 18 ao 20 desde mês foi realizado o "Take Back America", um evento que procura reunir e fortalecer o movimento progressista / liberal no país, que busca atingir profundas mudanças nos EUA.

Graças a parceria com o PoliticsTV.com este blog teve acesso irrestrito a este evento que foi realizado em Washington, DC. Podendo inclusive observar toda a movimentação de candidatos nos bastidores antes e depois de seus discursos.

Terça-feira dia 19, pude presenciar a movimentação de dois dos principais candidatos à presidência pelo partido Democrata: Barack Obama e John Edwards.

Obama, Senador pelo Estado de Illinois recebeu destaque nacional e até status de estrela com um discurso dado em 2004. A partir de então mudou do Senado Estadual para o Estado Federal de seu país e apesar do pouco tempo de vida pública, só fica atrás da Hillary Clinton nas intenções de voto.

Obama é dono de um carisma não muito comum entre políticos atuais, ele ganha qualquer platéia antes mesmo de expelir a primeira palavra. A ansiedade daqueles que o esperam para vê-lo discurssar também é bastante aparente.

Por sua vez, John Edwards, ex-Senador pela Carolina do Norte e candidato a vice-presidente nas eleições de 2004 também tem o seu "poder de sedução", até porque ele é considerado bastante "saudável", por assim dizer, pelo público feminino.

Edwards até consegue levantar a platéia tão bem como Obama, mas ele parece ter que se esforçar um pouco mais para isso, além do que, o furor causado pelo seu nome não é tão grande quanto o de Obama.

Os candidatos também se assemelham com relação aos principais assuntos abordados como o fim da guerra do Iraque, acesso grátis a saúde para todos os cidadãos, o fechamento da prisão de Guantanamo e críticas ao governo atual.

Apesar de tantas semelhanças, durante a cobertura desse evento pude pela primeira vez diferenciar os candidatos.

Enquanto Obama lembrava das dificuldades que a população de Nova Orleans ainda passa depois que o furacão Katrina destruiu a cidade a quase 2 anos atrás, Edwards preferia mencionar que o resto do mundo também precisa de ajuda. Mostrando bastante preocupação em relação à África por exemplo.

Obama se mostrou mais nacionalista no sentido de se preocupar a resolver primeiro os problemas do país, e Edwards quer se posicionar como lider mundial caso eleito, e utilizar da influência dos EUA para dialogar com outros países por uma operação conjunta na busca pela paz e melhores condições de vida.

Como bons candidatos de oposição eles oferecem profundas mudanças e uma verdadeira revolução em políticas internas e externas. Em certos momentos com visões um tanto quanto utópicas.

Mas não os culpo por isso, já que uma boa fatia da suas mensagens de campanha devem ser constituídas pelo o que o público-alvo deseja ouvir.

Bruno Hoffmann

Nenhum comentário: